Nota de repúdio ao ataque sofrido pelo PSTU

O coletivo do blog Capitalismo em Desencanto vem a público manifestar seu completo repúdio ao ataque sofrido, no dia 01/04/2014, pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado em sua sede carioca e prestar solidariedade aos militantes desta organização. Ações dessa natureza, que reduzem a divergência política dentro da esquerda ao enfrentamento físico, são injustificáveis e inadmissíveis em qualquer nível e/ou momento e, por isso, também reprovamos a expressa falta de solidariedade de algumas organizações para com o partido. Sublinhamos ainda a importância de se buscar, nos fóruns do movimento, a maior clareza possível na apuração e divulgação dos fatos ocorridos – esclarecendo a participação de indivíduos e/ou organizações -, bem como da necessidade de adoção de um pensamento franco que não pré-julgue e estigmatize deturpadamente quaisquer organizações de esquerda do Rio de Janeiro.

Sobre Tim Marx

Um espectro ronda a blogosfera – o espectro de um comunista barbudo com cabelo black power.
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Nota de repúdio ao ataque sofrido pelo PSTU

  1. Acho importante reforçar que a nota repudia o ato de violência, mas que de maneira nenhuma subscreve acusações levianas a determinados grupos políticos sem que haja provas.

  2. Acho essa nota realmente muito complicada. Ela subscreve sem crítica nem ponderação a versão do PSTU dos fatos, o que endossa o uso politiqueiro e oportunista que o partido vem fazendo desse episódio. Para mim é grave uma nota de “repúdio ao ataque” que não menciona as acusações de que a briga teria sido iniciada quando militantes do PSTU agrediram jovens que estavam na manifestação, buscando expulsá-los do seu meio. Igualmente grave é ignorar de maneira absoluta as acusações levianas e insinuações que o partido enquanto instituição, e muitos dos seus militantes e apoiadores individualmente, vem fazendo a organizações que compõe a FIP e que, isso ao que parece é de conhecimento geral, em nada estiveram envolvidos no episódio. Todos sabem que a FIP é uma frente e não uma organização, seus grupos não podem ser responsabilizados pelas ações de alguns, mesmo que fosse minimamente comprovado que alguns dos indivíduos envolvidos fossem da FIP, o que até agora não foi feito. Essas acusações são levianas e oportunistas, por que se dirigem não a quem de fato esteve envolvido na briga, mas a grupos que fazem oposição ao PSTU em diversos espaços de militância. Nada justifica o ataque à sede do partido, nem qualquer tipo de violência entre organizações de esquerda. Mas nada justifica também a manipulação política de um evento com o intuito nítido de enfraquecer grupos sérios e combativos com os quais o PSTU não concorda. Isso simplesmente enfraquece a esquerda como um todo, divide a luta, e cria falsas oposições e brigas fratricidas entre grupos e pessoas que nada tiveram com esse conflito. Vendo o uso oportunista e manipulador que o PSTU tem feito disso, fica ainda mais claro para mim o caráter sectário, divisionista e dogmático desse partido. Que esse blog, sempre marcado por uma visão do marxismo e da luta revolucionária que é o posto disso (para dizer o mínimo), entre nesse jogo, me pareceu um grave erro.

    • André, essa nota foi intensamente debatida e procuramos ser muito sucintos porque não temos esclarecimentos factuais sobre quase nada nesse episódio, o que realmente aconteceu ainda está em disputa. Mas coletivamente se considerou importante repudiar o ataque, por compreendermos, e aqui eu te cito, que “nada justifica o ataque à sede do partido, nem qualquer tipo de violência entre organizações de esquerda”. E eu concordo ainda contigo de que há muitas acusações levianas e eu, pessoalmente, não endosso nem aprovo o posicionamento que o PSTU está tendo na condução dessa questão. Internamente, no coletivo do blog, ainda estamos discutindo e observando todo esse movimento. Enfim, não estou comentando nem tanto para esclarecer a nota, mas pra me posicionar individualmente de acordo com você e também pra dizer que estamos procurando debater internamente sobre todas essas questões que você colocou. Divulgamos uma nota breve sobre o único ponto sobre o qual temos clareza, mas não endossamos nenhuma acusação.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s